sexta-feira, 7 de maio de 2010

[O Corpo de Deus ou Da Arte de Ser Cretina]

Postado originalmente em 14 de fereveiro de 2008


Deus me livre disto! Me benzo três vezes antes de sequer pensar no que pode acontecer (ou no que terá acontecido). Não, padre-em-cruz!, vá de retro, ave Maria! Mas fica com Deus, tá?
Pai-filho-espírito. Cruz e credo.
Agora sim; o que é que houve?

Dizem os crentes que Deus existe, criou os homens e tudo mais.
Dizem os céticos que o homem existe, criou Deus e tudo mais.
Ainda há os que dizem que Deus existiu, mas morreu de tédio.
Pudera... Também eu morreria de tédio, fosse minha vida passar sentado nas nuvens só a olhar o que se passa cá embaixo.
É...
Deus morreu de tédio. E o corpo dele está em algum lugar por aí. Lembro de alguém que viu o corpo de Deus. Um Deus-cadáver, boiando no espaço-tempo.
Isso mudou a minha vida?
Não... Acho que não.

Tenho para mim que este alguém que viu o corpo de Deus estava a alguns graus alcoólicos acima do meu. Juro, não bebi nada.
Sim, isto é o que eu escrevo sóbria. Mas sem metalinguagem desta vez, pelo amor de Deus!

Sei apenas o que não sei. Não sei nada sobre isso. Você sabe, por acaso? Se souber, não me diga. Há coisas na vida que não necessito saber.
E se acaso encontrar com Deus antes de mim, mande-Lhe um beijo e um abraço. Diga que mando flores assim que puder.

Aceita um café? Eu não gosto de café. Muito amargo, sabe? Prefiro chá-mate, aquele do leão. Adoro leões. E algo me diz que fugi do assunto mais uma vez.

Deus está rouco. Conseguem ouvir?
Também Ele está louco.
Adoro trocadilhos cretinos.
Não sou Isabel, mas sou cretina.

Se acha isso confuso, não queira ler minhas anotações pessoais. Isso aqui é só o que tenho coragem de mostrar ao mundo.
É, não tenho lá muita coragem.

E olha eu de novo fugindo do assunto. Fujo tanto que duvido que você se lembre qual era o assunto inicial. Eu não lembro.
Mas como disse Clarice Lispector, “Se não entendo o que escrevo, a culpa não é minha!”

Façamos um acordo: Como a escritora aqui, eu escrevo. Seja você um leitor bonzinho e interprete. Sem preguiça.
Ou acha que é fácil escrever tanto sem dizer nada e ainda assim prender a atenção do leitor? Ahá! Viu só? Você ainda está lendo.

Sem metalinguagem, por favor!

Certo, certo...
Blasfêmia ou não, alguém me mostra o corpo de Deus?

por Tatiana

Nenhum comentário: