sexta-feira, 7 de maio de 2010

[Coisas sobre um sonho]

Postado originalmente em 9 de março de 2007

Que pareça bobagem, ilusão ou simples puerilidade. Mas eu tinha um pequeno sonho. Um sonhozinho, desses que não parecem grande coisa para quem está de fora mas que significam muito para quem sonha. Um sonho que pode parecer uma besteirinha à toa e fácil de realizar. Mas que demorou para eu conseguir.
Este sonho era um filme. "Um filme velho", como dirão os comuns. "Um filme chato", como dirão os pequenos. "Uma obra-prima", como dirão os informados. "Uma pequena perfeição", como direi eu.
Um filme difícil de encontrar. Velho, sim. Antigo, para ser politicamente correta. Em 2022 completará 100 anos de existência. Chato também, para quem não entende além das palavras. Um filme mudo, ou silencioso, como diria meu professor de História do Cinema. Em preto-e-branco, na maior parte das cenas. Algumas cenas em tons azulados que representam a noite (muito embora o sol brilhe ao fundo do campo aberto), feitas com uma espécie de papel celofane na hora da exibição. A imagem treme constantemente, culpa da manivela da câmera. Fora dos padrões a que estamos acostumados.
E é também em alemão. Ou pelo menos a lógica diz que deveria ser. Por algum motivo, a narração do filme é em inglês - lembrando que este é um filme mudo, a narração é feita através daqueles quadros pretos com a explicação da cena anterior, como nos filmes de Carlitos. Mas, levando em conta que pertence ao Expressionismo Alemão, suponho que tenha sido traduzido em algum momento da história.
Um filme com uma história curiosa. Existe graças à falta de direitos autorais de um livro. E o ator principal... há lendas a respeito dele que prefiro não mencionar.
Nosferatu - Uma Sinfonia de Horror, de Friedrich Wilhelm Murnau. Mais um sonho realizado...

por Tatiana, a Cineasta.

Nenhum comentário: