sexta-feira, 7 de maio de 2010

[Uma Breve História do Tempo - parte I]

Postado originalmente em 2 de dezembro de 2006

Como eram as coisas antes do Tempo existir?

É, essa é uma questão que - acreditem! - tem me perturbado nos últimos dias. Na verdade, desde o post sobre os dez minutos. Ou seja, há exatos - deixe-me contar... - onze dias. Ou duzentas e sessenta horas e alguns minutos. Daria até para contar os segundos, mas eles são meio incertos demais para serem contados. Nunca vi ninguém perguntar a hora e ter como resposta "Agora são onze horas, quinze minutos e cinqüenta e nove segundos".
Bom, a verdade é que não tenho tempo suficiente hoje para concluir meu desvairio sobre o Tempo. Almoço com vovó, o que me pede uma saída mais cedo hoje. Hoje. É, hoje.
Antes de pensar como eram as coisas antes do Tempo existir, temos que pensar: O que existia antes do Tempo existir? Para quem o Tempo faria diferença? Hmmm... Vejamos...
O Tempo foi criado antes mesmo de existir a Luz. É, antes de Deus criar a Luz, ele teve que olhar para o pulso e perceber que faltava alguma coisa. Então ele ordenou que fosse criado o Tempo - o que, aposto, deve ter criado uma confusão enorme entre todas as criaturas misteriosas e celestiais que já existiam. Ahá! Achei! As criaturas misteriosas e celestiais eram o que existia antes do Tempo!
Imaginem então - e isso ninguém pode fazer além de imaginar, porque não existem registros sobre estes tempos... nem mesmo Tempos existiam ainda - como era a vida destas criaturas misteriosas e celestiais antes do Tempo. Como as coisas aconteciam - e será que as coisas aconteciam? Não existia uma ordem para as coisas acontecerem. Ninguém poderia chegar e dizer "Quero que isto seja feito para amanhã!" ou "Ontem eu conversei com o Gabriel e ele me falou que...". E, o pior, não existiam lembranças! Tampouco as criaturas misteriosas e celestiais se procriavam. Não existiam pais, avós, filhos...
Deixe-me ver... Naqueles tempos - vamos chamá-los assim só para não haver confusão, mas na verdade não eram tempos ainda -, as coisas deviam ser absurdamente confusas. É, era aí que se encontrava o Caos da Bíblia, e não na escuridão e na falta de existência de coisas. Aliás, somente depois do Tempo ser criado é que começou a fazer falta a Luz. Antes ninguém se importava - chego até a pensar se as criaturas misteriosas e celestiais pensavam antes do Tempo.
O fato é que em certo momento - digo no sentido figurado, porque antes do Tempo não haviam momentos - Deus olhou para o pulso e - além de não ver nada porque Ele ainda não havia criado a Luz - sentiu a falta de alguma coisa. Talvez com o intuito já antecipado de criar o Universo e ser lembrado por isso - lembrem-se que antes do Tempo ninguém se lembrava de nada -, Ele ordenou "Que se faça o Tempo". Houve então um estrondo muito maior do que a cegueira que a Luz causou às criaturas misteriosas e celestiais. Todas as criaturas se assustaram e de repente - porque só então surgiu o "de repente" - tudo começou a fazer sentido. No exato momento em que o Tempo foi criado, houve um rebuliço gigantesco entre as criaturas misteriosas e celestiais. Só então elas perceberam que não haviam percebido nada. O problema é que neste momento também ainda não existia Luz, o que ainda as impedia de ver uns aos outros. Mas mesmo no escuro foram se formando amizades, afinal as criaturas misteriosas e celestiais não são tão dependentes dos olhos quanto os humanos são hoje. E só então elas perceberam que existia Deus, e que Ele havia criado o Tempo. A verdade é que ninguém sabe dizer ao certo como era antes do Tempo, mesmo as criaturas misteriosas e celestiais que já existiam não se lembram de como era.

Continua...

Por Tatiana

Nenhum comentário: